segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Excesso de Chuvas causa Desastre Natural e Castiga Sudeste

Desde o começo do verão pudemos ver que as chuvas esse ano estariam um pouco mais fortes no sudeste brasileiro do que de costume. Enquanto isso, o sul sofria com a estiagem de aproximadamente 4 meses. 
O tempo úmido começou no Estado de Minas Gerais ainda em 2010, sem trégua as fortes e insistentes chuvas, vem castigando muitas cidades. Com o solo molhado pontes, barreiras e o asfalto vão cedendo aos poucos.  As chuvas que caem no Estado de Minas Gerais fizeram 58 municípios decretarem situação de emergência. De acordo com a Defesa Civil Estadual, até dia seis, haviam morrido 16 pessoas em consequência das chuvas, 12.662 ficaram desalojadas e 1.667 desabrigadas. O mau tempo danificou 4.192 casas e destruiu 170. 
Em diversas cidades as pontes também sofreram danos, 58 delas foram destruídas. 

Céu de Cidade em Minas Gerais

Como já é de costume no Estado de São Paulo não foi diferente, inúmeros alagamentos e enchentes ocorreram, como é de praxe em todos os verões. 
E mais uma vez a maior metrópole da América do Sul, parou.
A Defesa Civil, da Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou as regiões atingidas por enchentes. Foi detectado os Pontos de Alagamento nas regiões de São Mateus, Vila Prudente, Mooca, Vila Maria/ Guilherme, Santana, Casa Verde, Freguesia do Ó, Santo Amaro, Jabaquara, Penha, Ermelino Matarazzo, Jaçanã/ Tremembé, Ipiranga e Cidade Ademar foram colocadas em estado de atenção por causa das chuvas.

Marginal Tietê


Mas nada comparado ao desastre natural ocorrido no Rio de Janeiro.
O número de mortos em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio de Janeiro chegou a 634 neste domingo.
De acordo com informações da Defesa Civil e das prefeituras, 287 óbitos foram registrados em Nova Friburgo, 269 em Teresópolis, 56 em Petrópolis, 19 em Sumidouro e 3 em São José do Vale do Rio Preto. A Polícia Civil do Rio informou que 590 corpos já foram identificados.
Ainda segundo a Defesa Civil e as prefeituras, são 8.120 desalojados e 5.970 desabrigados nas três cidades mais afetadas sendo 3,6 mil e 2,8 mil, respectivamente, em Petrópolis; 1,3 mil e 1,2 mil em Teresópolis; e 3.220 e 1.970 em Nova Friburgo.

Nova Friburgo/RJ: deslizamento soterrou área onde existia condomínio de alto padrão (Foto retirada - Site Terra)



Vereador Laércio Pires, sensibilizado com a situação de moradores das cidades atingidas por essa sucessão de catástrofes, está mobilizando instituições, munícipes e voluntários a fim de arrecadar donativos para enviar as familias desabrigadas. Uma de suas primeiras providências será colocar seu Gabinete Móvel á disposição.

"Não podemos ficar de braços cruzados para uma coisa desse tipo. Estou e sempre estarei a disposição de quem quer que seja, seja ele morador de Mogi Mirim ou qualquer outro canto do país. Somos todos semelhantes e devemos ajudar!" Disse Vereador Pires


2 comentários:

  1. Podemos colocar ponto de arrecadações no centro de mogi mirim (alimentos, roupas, etc) e entregar p/População que perdeu tudo com a chuva.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Daiane, precisaremos de todo tipo de ajuda e qualquer um que puder e quiser contribuir será muito bem vindo, faremos todo possivel para ajudar.

    Abraço,

    ResponderExcluir